Bem VINDOS

Bem VINDOS

IMPORTANTE

É muito importante para um bom guitarrista estar por dentro do que rola no mundo da guitarra, à todo momento surgem novidades no mercado, amplificadores, pedais, guitarras e etc., mas vale ressaltar que devemos ficar de olhos bem abertos antes de adquirir qualquer um deles, precisamos ler muito a respeito deles e pesquisar bastante os preços, e foi pra isso que criei este blog, para ajudá-los tanto nas suas escolhas quanto no seu crescimento musical, espero que gostem, abraço...

terça-feira, 22 de março de 2011

ORDEM DE PEDAIS


É muito importante e primordial para um guitarrista, se atentar a ordem dos pedais em seu setup. Ao começar a me interessar por este assunto comecei a pesquisar sobre ordem dos pedais, logo peguei o telefone e liguei para um amigo, e perguntei no decorrer da conversa; A ordem dos pedais influencia em alguma coisa? E ele respondeu; Claro que não, esqueceu do dito popular? "A ordem dos fatores não altera o produto", Logo após alguns dias adi quiri meus primeiros quatro pedais, e com isso descobri, que no caso dos pedais analógicos, a ordem altera sim o desfecho. Comecei fazendo esta combinação:





Assim que pluguei minha guitarra, percebi um som muito ruin, logo resolvi desmontar tudo e testar pedal por pedal. fiz assim:

Comparado a como estava, a situação melhorou um pouco, obtive uma distorção bem seca, só isso. Vamos ao segundo erro:



 
Meu primeiro erro, foi por um pedal de ambiência no começo da cadeia, portanto lembre-se, Pedais de reverb e delay, serão sempre colocados por ultimo antes de chegar até a caixa, veja abaixo a maneira correta: 
Bom para muitos, no caso de um bom solo, o problema já esta resolvido, com esta simples combinação, o guitarrista pode ter uma distorção com um saboroso “TEMPERO” que é o delay, Vamos ao próximo pedal:
Por sorte acertei desta vez, e com isso descobri que neste caso, o wah wah, deve ser o primeiro pedal a receber o sinal da guitarra, antes de passar por todo o setup.Vamos ao próximo:
  
Seguindo o mesmo raciocínio, o único lugar a qual achei coerente ligar este chorus, foi exatamente entre meu pedal de saturação e o de ambiência, isso deu certo!

TENHO AI EM BAIXO ALGUNS OUTROS EXEMPLOS, VEJAM:
  
Bem amigos, neste caso o dono destes pedais fez a seguinte ligação:
AMPLIFICADOR----REVERB----DELAY-----CHORUS-------DISTORÇÃO----COMPRESSOR---WAH-WAH---GUITARRA
Podemos observar aqui, a presença de mais dois pedais, reverb e compressor, no caso do reverb, temos uma característica, muito peculiar, o reverb proporciona uma fantástica ambiência no som do instrumento, tendo em vista que é um efeito muito usado em mesas de som e em outros equipamentos, já o compressor, é um efeito de continuidade no som, não é usado por todos guitarristas, mas possui também sua particularidade, lembre-se de ligar o reverb sempre após o wah wah.
 
Temos aqui, mais um exemplo de tudo que ja foi falado neste tópico, espero que tudo o que foi aqui ilustrado tenha grande utilidade para todos que buscam aprender e adiquirir informações sobre pedais analógicos. Espero que divirtam se. Saúde e Paz 


2 comentários:

  1. Blog muito bacana, eu to montando um set novo com os seguintes pedais na ordem q pretendo ligar: Wah Wah dunlop 535q, TS-9 Ibanez, plexi 800( fabriquei), Guvnor (fabriquei), Procorat (fabriquei), microamp (fabriquei), chorus ce-2 (fabriquei), tremolo EA (fabriquei), Microflanger MXR, delay Nova Repeater TC eletronics e volume Ernie Ball JR. To meio na duvida se ligo esse flanger antes ou depois dos drives, pois eu testei ele depois dos drives e senti q ele acrescenta um pouquinho de volume, e antes dos drives e o volume fica no mesmo padrão, mas achei q o flanger fica mais profundo depois dos drives, antes ele perde um pouco a profundidade, abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal seu set cara, parabéns.
      interessante esse lance de você fabricar seus próprio pedais, este pequeno espaço na internet é justamente para isso; expor ideias independente de apoio e patrocínio.
      caso queira fazer um review dos seus pedais aqui no blog do guitarrista, fique a vontade em me comunicar.. Abraço para todos


      Fred Falcão

      Excluir