Bem VINDOS

Bem VINDOS

IMPORTANTE

É muito importante para um bom guitarrista estar por dentro do que rola no mundo da guitarra, à todo momento surgem novidades no mercado, amplificadores, pedais, guitarras e etc., mas vale ressaltar que devemos ficar de olhos bem abertos antes de adquirir qualquer um deles, precisamos ler muito a respeito deles e pesquisar bastante os preços, e foi pra isso que criei este blog, para ajudá-los tanto nas suas escolhas quanto no seu crescimento musical, espero que gostem, abraço...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dicas para um bom som


É muito importante para qualquer musico zelar por um bom som, a pergunta é; Como tirar um bom som do seu instrumento? No caso de uma guitarra, além do seu conhecimento (Principal fator para se tirar um bom som) vem o seu timbre, o que vem a ser TIMBRE? Existem duas definições do que vem a ser timbre, quando tocamos uma nota de uma determinada altura em um piano, e  logo tocamos a mesma nota de mesma altura num violino, podemos perceber a diferença do som, mesmo que elas sejam as mesmas, essa diferença notória que distingue cada instrumento musical chama-se timbre, mas não é este tipo de timbre que estamos abordando neste texto, quando falamos em timbre de uma guitarra temos que nos atentar para uma série de fatores:

-Qualidade do instrumento
-cordas
-cabos
-Pedais e pedaleiras
-Amplificadores


                                                                                  Qualidade do instrumento

     Quando pensamos em comprar uma guitarra, precisamos nos atentar a uma série de fatores que influem em seu timbre, são esses, a madeira do corpo e do braço, os captadores e a regulagem do mesmo.
  A primeira coisa a qual devemos fazer ao adquirir uma guitarra é levá-la a um luthier, conforme o gosto do guitarrista, o luthier irá fazer todas as alterações possíveis para satisfazer o gosto pessoal de cada um.
     muitas pessoas, principalmente músicos inexperientes, costumam guiar-se pelas marcas populares no mercado, mas a verdade é que, a maioria dos fabricantes de guitarras hoje, costumam construir séries econômicas, exemplo, A tagima para atender todas as classes financeiras, criou a Memphis, a Ibanez também possui uma série econômica a qual os captadores, ponte, e madeira, são de baixo custo, até a Fender que para muitos é um sonho de consumo, possui a Squier, série econômica da Fender.
    Independente das marcas, ao chegar em uma loja precisamos analisar muito uma guitarra antes de comprá-la tendo em vista que precisamos saber que tipo de madeira o instrumento é fabricado, por exemplo o mogno da Amazônia, conhecido no EUA de Mahogany é usado nas consagradas LesPaul usada por BB King, Slash do Guns and Roses e muitos outros artistas consagrados, assim como o nato é uma péssima escolha quando se trata de madeira para guitarra. Precisamos nos atentar também ao estilo da guitarra, com uma guitarra semi-acústica podemos ter um bom desempenho ao tocar um blues ou um jazz, com uma stratocaster um rock funciona muito bem, lembre-se, até para tirar um bom timbre, é preciso de uma boa escolha.

                                                                                                Cordas

     Quando o assunto é marcas, existe uma grande polêmica, sempre os músicos patrocinados e fabricante do produto vão querem "vender seus peixes", o que quero dizer a vocês caros leitores é que precisamos nos guiar pelo produto, e não pela propaganda, posso afirmar com propriedade que existem algumas marcas hoje no mercado que são pouco procuradas, Porém possuem um timbre bem mais encorpado e durável, e o mais importante para mim, levam muito tempo para oxidar(enferrujar).
    Outra questão muito polêmica e comentada também, é o calibre das cordas que devemos usar, esta questão é muito particular, por exemplo se você usa uma les paul ou uma semi-acústica , e toca estilos como o jazz ou bossa nova, o calibre mais apropriado é de 0.10 a 0.12, à quem goste também de usar 0.13, mas como foi dito no começo, esta questão é bem particular, lembre-se, é muito importante pesquisar.
                                                                                                Cabos

     É muito importante, não só para guitarristas, mas para todos os músicos que tocam instrumentos elétricos,  usar cabos de qualidade, muitos acham insignificante falar neste assunto, mas posso afirmar que não adianta ter o melhor instrumento, melhor amplificador se você não usa o melhor cabo, tento em vista que, se os cabos usados por você não forem de qualidade, existirá uma perda muito grande do sinal da guitarra, e com isso trará uma série de chiados e ruídos indesejados, ainda mais quando o guitarrista usa pedais analógicos e precisa de um número consideráveis de cabos, por exemplo, se tenho cinco pedais, preciso de seis cabos, imagine que os seis cabos não forem de qualidade, é preciso de atenção, até nos mínimos detalhes.

                                                                                      Pedais e pedaleiras

      Quando o assunto é efeitos, existe uma diversidade muito grande, a cada dia novos pedais analógicos e digitais são fabricados, o que precisamos é conhecê-los, para isso pesquise no youtube, no google, e revistas também ajudam muito, os pedais são os principais fatores para um timbre de qualidade, por isso muito cuidado com as escolhas, para saber mais sobre pedais, escrevi um tópico falando somente neste assunto.
                                                                                         
                                                                                           Amplificadores

    Já sabemos bastante coisas a respeito de timbre, se pararmos para pensar no trajeto que o som faz até chegar aos nossos ouvidos temos o seguinte resultado; Em primeiro lugar ele sai da vibração das cordas de seu instrumento, juntando-se com a vibração da madeira a qual ele é construído, depois toda essa vibração e identificada por um captador, este tem a função de "SUGAR"o som da guitarra, através de magnetismo, depois o som passa pelos cabos, passando também pelos pedais, chegando finalmente no amplificador, digamos que a fase terminal do som do seu instrumento é feita no amplificador, é muito comum você, ter tudo funcionando muito bem, os melhores pedais e instrumentos e mesmo assim não ter um bom som, porque seu amplificador é ruim, relacionado a amplificadores e captadores de guitarra tenho um ótimo tópico só falando neles, confiram.

3 comentários:

  1. Otimas dicas, sei q é importante , mas ainda nao vejo importancia na qualidade de cabos, estando com uma boa solda blz. rs

    ResponderExcluir
  2. Mas pode acreditar, tudo gira em torno de um conjunto de fatores, Uma vez a revista guitar player, fez uma pesquisa referente a este este assunto, e um internauta perguntou "será que a solda é tudo? tento em vista que um cabo pode valer 120 reais e outro 15 reais" e a resposta foi a seguinte, não só a solda tira o sinal do intrumento, mas sim a matéria prima, a qual este cabo foi fabricado....

    ResponderExcluir