Bem VINDOS

Bem VINDOS

IMPORTANTE

É muito importante para um bom guitarrista estar por dentro do que rola no mundo da guitarra, à todo momento surgem novidades no mercado, amplificadores, pedais, guitarras e etc., mas vale ressaltar que devemos ficar de olhos bem abertos antes de adquirir qualquer um deles, precisamos ler muito a respeito deles e pesquisar bastante os preços, e foi pra isso que criei este blog, para ajudá-los tanto nas suas escolhas quanto no seu crescimento musical, espero que gostem, abraço...

quinta-feira, 24 de março de 2011

PEDAL OU PEDALEIRA?

Muitos guitarristas, iniciantes ou mesmo inexperientes, têm dúvidas se devem adquirir pedais compactos ou pedaleiras. Afinal, ambos oferecem  vantagens e, por mais que se tente igualar esses tipos de produtos, características exclusivas e o uso que se pretende dar a eles fazem a balança pender. Para solucionar todas as questões criei este tópico.
Pedaleiras

Vantagens.
Com pedais digitais, com uma só pisada você consegue ativar muitos efeitos ao mesmo tempo, e rapidamente trocar para um setup totalmente diferente, eles são mais compactos e economizam cabos e espaço, alguns deles possuem até afinador cromático.
    Uma das grandes vantagens que se pode ter de uma pedaleira de qualidade, é a comodidade, por exemplo, se eu precisar fazer um show ou workshop seja o que for e o amplificador (caixa) que me dispuserem for ruim, posso muito bem plugá-la direto na mesa de som, e usar os simuladores de amp contidos no pedal.

Desvantagens.
    O problema maior está na perda de sinal, como o efeito é digital, na verdade existe uma transformação no efeito, e não um acréscimo de efeito. Muitas vezes esta diferença é bem notória fiquem de ouvidos em pé
Pedais analógicos
 Quando falamos em guitarra, sem dúvida precisamos fazer uma escolha, que é a seguinte; Serei um guitarrista amador ou um dia serei um profissional? A mairia das respostas com toda certeza é; Ser um profissional. Mas quando falamos em profissionalismo musical, temos que nos atentar a uma palavrinha muito importante; INVESTIMENTO. Adquirir pedais analógicos, é uma forma de investimento, hoje com 200 reais você consegue comprar um pedaleira que é muito amada por alguns e muito odiada pela maioria, que é Zoom505, tendo em vista que com 200 reais muito mal da para comprar um pedal analógico só. Um conjunto de pedais analógicos, é conhecido como SETUP, hoje um setup de pequeno porte, não custa menos de 1.000 reais, tendo em vista somente 4 pedais, que são estes, Distorção(para solos), over drive(bases e solos), delay(efeito de repetições) e chorus(bases), estes pedais são interligados em série, dando origem a um setup. Um setup de grande porte, já pode se pensar num flanger, wah wah, equalizador, Pedal de volume, octave, tremulo, afinador cromático, booster, em fim, são milhares de pedais que existem hoje no mercado. Uma dica muito bacana para quem se interessa em adquirir pedais analógicos, mas não possui condição monetária para isso, é procurar lojas que trabalhem com usados e trocas, quando comecei a me interessar por pedais analógicos adi quiri muitos produtos numa loja chamada, Promusic, está fica localizada em Copacabana, foi uma experiência muito bacana, podem conferir.
 Vantagens
    Com pedais analógicos, é possível controlar o nível de ganho, através do volume da guitarra, por exemplo; as vezes, em algumas musicas é preciso modular o nível de saturação de um drive, e é bem cômodo fazer esse controle no volume da guitarra. Os pedais analógicos são compactos e fáceis de manusear, possuem componentes eletrônicos que filtram o sinal da guitarra, tornando este som mais limpo e cristalino.
Desvantagens.
    são mais caros, e não podem ser ligados diretos em mesas de som ou PAs, para isso é preciso de um pedal que simule um amplificador. Os pedais analógicos dão mais trabalho para montar e ligá-los em série, estes precisa de fontes de qualidade que não oscilem energia, isso tudo aumenta consideravelmente o orçamento do musico.. 

Um comentário:

  1. Pelo o que pude perceber, em termos de qualidade sonora, ter um setup de pedais compensa muito mais que uma pedaleira, desde que se esteja disposto a gastar uma boa grana.

    ResponderExcluir