Bem VINDOS

Bem VINDOS

IMPORTANTE

É muito importante para um bom guitarrista estar por dentro do que rola no mundo da guitarra, à todo momento surgem novidades no mercado, amplificadores, pedais, guitarras e etc., mas vale ressaltar que devemos ficar de olhos bem abertos antes de adquirir qualquer um deles, precisamos ler muito a respeito deles e pesquisar bastante os preços, e foi pra isso que criei este blog, para ajudá-los tanto nas suas escolhas quanto no seu crescimento musical, espero que gostem, abraço...

quinta-feira, 24 de março de 2011

PEDAL OU PEDALEIRA?

Muitos guitarristas, iniciantes ou mesmo inexperientes, têm dúvidas se devem adquirir pedais compactos ou pedaleiras. Afinal, ambos oferecem  vantagens e, por mais que se tente igualar esses tipos de produtos, características exclusivas e o uso que se pretende dar a eles fazem a balança pender. Para solucionar todas as questões criei este tópico.
Pedaleiras

Vantagens.
Com pedais digitais, com uma só pisada você consegue ativar muitos efeitos ao mesmo tempo, e rapidamente trocar para um setup totalmente diferente, eles são mais compactos e economizam cabos e espaço, alguns deles possuem até afinador cromático.
    Uma das grandes vantagens que se pode ter de uma pedaleira de qualidade, é a comodidade, por exemplo, se eu precisar fazer um show ou workshop seja o que for e o amplificador (caixa) que me dispuserem for ruim, posso muito bem plugá-la direto na mesa de som, e usar os simuladores de amp contidos no pedal.

Desvantagens.
    O problema maior está na perda de sinal, como o efeito é digital, na verdade existe uma transformação no efeito, e não um acréscimo de efeito. Muitas vezes esta diferença é bem notória fiquem de ouvidos em pé
Pedais analógicos
 Quando falamos em guitarra, sem dúvida precisamos fazer uma escolha, que é a seguinte; Serei um guitarrista amador ou um dia serei um profissional? A mairia das respostas com toda certeza é; Ser um profissional. Mas quando falamos em profissionalismo musical, temos que nos atentar a uma palavrinha muito importante; INVESTIMENTO. Adquirir pedais analógicos, é uma forma de investimento, hoje com 200 reais você consegue comprar um pedaleira que é muito amada por alguns e muito odiada pela maioria, que é Zoom505, tendo em vista que com 200 reais muito mal da para comprar um pedal analógico só. Um conjunto de pedais analógicos, é conhecido como SETUP, hoje um setup de pequeno porte, não custa menos de 1.000 reais, tendo em vista somente 4 pedais, que são estes, Distorção(para solos), over drive(bases e solos), delay(efeito de repetições) e chorus(bases), estes pedais são interligados em série, dando origem a um setup. Um setup de grande porte, já pode se pensar num flanger, wah wah, equalizador, Pedal de volume, octave, tremulo, afinador cromático, booster, em fim, são milhares de pedais que existem hoje no mercado. Uma dica muito bacana para quem se interessa em adquirir pedais analógicos, mas não possui condição monetária para isso, é procurar lojas que trabalhem com usados e trocas, quando comecei a me interessar por pedais analógicos adi quiri muitos produtos numa loja chamada, Promusic, está fica localizada em Copacabana, foi uma experiência muito bacana, podem conferir.
 Vantagens
    Com pedais analógicos, é possível controlar o nível de ganho, através do volume da guitarra, por exemplo; as vezes, em algumas musicas é preciso modular o nível de saturação de um drive, e é bem cômodo fazer esse controle no volume da guitarra. Os pedais analógicos são compactos e fáceis de manusear, possuem componentes eletrônicos que filtram o sinal da guitarra, tornando este som mais limpo e cristalino.
Desvantagens.
    são mais caros, e não podem ser ligados diretos em mesas de som ou PAs, para isso é preciso de um pedal que simule um amplificador. Os pedais analógicos dão mais trabalho para montar e ligá-los em série, estes precisa de fontes de qualidade que não oscilem energia, isso tudo aumenta consideravelmente o orçamento do musico.. 

quarta-feira, 23 de março de 2011

PONTE DE GUITARRAS ANTIGAS


Existem algumas guitarras, que em sua ponte floyd rose, existe uma lâmina de contato com um pivô, esta lâmina deve estar devidamente afiada, ao contrário a guitarra desafinará sempre, claro que este problema pode ser resolvido facilmente, basta você pegar uma lima, tipo palito ou uma moto-tool, tipo micro retífica equipada com uma ponta cônica. Essa é uma ferramenta elétrica muito útil e todo luthier deve ou deveria possuir, para pequenos reparos ela é muito precisa! Mas deve ser usada muito cuidadosamente, e claro, usando óculos de proteção. É muito importante ressaltar que, estas lâminas jamais podem ser removidas do corpo da ponte do instrumento, pois podem trazer danos irreversíveis, tendo em vista que são encontradas na maioria das vezes em instrumentos antigos, como uma série da Ibanez de 1999, sendo muito difícil de achar essas peças avulsas no mercado. Mas não são todos que possuem uma ferramenta destas em casa, então a saída é, usar a lima, tome cuidado somente para não desbastar muito a peça.

Dicas para um bom som


É muito importante para qualquer musico zelar por um bom som, a pergunta é; Como tirar um bom som do seu instrumento? No caso de uma guitarra, além do seu conhecimento (Principal fator para se tirar um bom som) vem o seu timbre, o que vem a ser TIMBRE? Existem duas definições do que vem a ser timbre, quando tocamos uma nota de uma determinada altura em um piano, e  logo tocamos a mesma nota de mesma altura num violino, podemos perceber a diferença do som, mesmo que elas sejam as mesmas, essa diferença notória que distingue cada instrumento musical chama-se timbre, mas não é este tipo de timbre que estamos abordando neste texto, quando falamos em timbre de uma guitarra temos que nos atentar para uma série de fatores:

-Qualidade do instrumento
-cordas
-cabos
-Pedais e pedaleiras
-Amplificadores


                                                                                  Qualidade do instrumento

     Quando pensamos em comprar uma guitarra, precisamos nos atentar a uma série de fatores que influem em seu timbre, são esses, a madeira do corpo e do braço, os captadores e a regulagem do mesmo.
  A primeira coisa a qual devemos fazer ao adquirir uma guitarra é levá-la a um luthier, conforme o gosto do guitarrista, o luthier irá fazer todas as alterações possíveis para satisfazer o gosto pessoal de cada um.
     muitas pessoas, principalmente músicos inexperientes, costumam guiar-se pelas marcas populares no mercado, mas a verdade é que, a maioria dos fabricantes de guitarras hoje, costumam construir séries econômicas, exemplo, A tagima para atender todas as classes financeiras, criou a Memphis, a Ibanez também possui uma série econômica a qual os captadores, ponte, e madeira, são de baixo custo, até a Fender que para muitos é um sonho de consumo, possui a Squier, série econômica da Fender.
    Independente das marcas, ao chegar em uma loja precisamos analisar muito uma guitarra antes de comprá-la tendo em vista que precisamos saber que tipo de madeira o instrumento é fabricado, por exemplo o mogno da Amazônia, conhecido no EUA de Mahogany é usado nas consagradas LesPaul usada por BB King, Slash do Guns and Roses e muitos outros artistas consagrados, assim como o nato é uma péssima escolha quando se trata de madeira para guitarra. Precisamos nos atentar também ao estilo da guitarra, com uma guitarra semi-acústica podemos ter um bom desempenho ao tocar um blues ou um jazz, com uma stratocaster um rock funciona muito bem, lembre-se, até para tirar um bom timbre, é preciso de uma boa escolha.

                                                                                                Cordas

     Quando o assunto é marcas, existe uma grande polêmica, sempre os músicos patrocinados e fabricante do produto vão querem "vender seus peixes", o que quero dizer a vocês caros leitores é que precisamos nos guiar pelo produto, e não pela propaganda, posso afirmar com propriedade que existem algumas marcas hoje no mercado que são pouco procuradas, Porém possuem um timbre bem mais encorpado e durável, e o mais importante para mim, levam muito tempo para oxidar(enferrujar).
    Outra questão muito polêmica e comentada também, é o calibre das cordas que devemos usar, esta questão é muito particular, por exemplo se você usa uma les paul ou uma semi-acústica , e toca estilos como o jazz ou bossa nova, o calibre mais apropriado é de 0.10 a 0.12, à quem goste também de usar 0.13, mas como foi dito no começo, esta questão é bem particular, lembre-se, é muito importante pesquisar.
                                                                                                Cabos

     É muito importante, não só para guitarristas, mas para todos os músicos que tocam instrumentos elétricos,  usar cabos de qualidade, muitos acham insignificante falar neste assunto, mas posso afirmar que não adianta ter o melhor instrumento, melhor amplificador se você não usa o melhor cabo, tento em vista que, se os cabos usados por você não forem de qualidade, existirá uma perda muito grande do sinal da guitarra, e com isso trará uma série de chiados e ruídos indesejados, ainda mais quando o guitarrista usa pedais analógicos e precisa de um número consideráveis de cabos, por exemplo, se tenho cinco pedais, preciso de seis cabos, imagine que os seis cabos não forem de qualidade, é preciso de atenção, até nos mínimos detalhes.

                                                                                      Pedais e pedaleiras

      Quando o assunto é efeitos, existe uma diversidade muito grande, a cada dia novos pedais analógicos e digitais são fabricados, o que precisamos é conhecê-los, para isso pesquise no youtube, no google, e revistas também ajudam muito, os pedais são os principais fatores para um timbre de qualidade, por isso muito cuidado com as escolhas, para saber mais sobre pedais, escrevi um tópico falando somente neste assunto.
                                                                                         
                                                                                           Amplificadores

    Já sabemos bastante coisas a respeito de timbre, se pararmos para pensar no trajeto que o som faz até chegar aos nossos ouvidos temos o seguinte resultado; Em primeiro lugar ele sai da vibração das cordas de seu instrumento, juntando-se com a vibração da madeira a qual ele é construído, depois toda essa vibração e identificada por um captador, este tem a função de "SUGAR"o som da guitarra, através de magnetismo, depois o som passa pelos cabos, passando também pelos pedais, chegando finalmente no amplificador, digamos que a fase terminal do som do seu instrumento é feita no amplificador, é muito comum você, ter tudo funcionando muito bem, os melhores pedais e instrumentos e mesmo assim não ter um bom som, porque seu amplificador é ruim, relacionado a amplificadores e captadores de guitarra tenho um ótimo tópico só falando neles, confiram.

terça-feira, 22 de março de 2011

Tecnologia true bypass


True bypass em pedais analógicos e digitais, significa de forma simplificada, passar o sinal de seu instrumento pelo equipamento, sem que este esteja sendo alimentado por energia elétrica (fontes de9v por ex), a importância de um pedal ser true bypass, é justamente aproveitar 100% do sinal da guitarra, tendo em vista a importância de se ter um som limpo e cristalino da guitarra. Mas hoje em dia não podemos predestinar a qualidade dos pedais e pedaleiras que não possuem true bypass, afinal, 95% das empresas e fabricas de pedais não constroem ainda pedais com esta tecnologia, por isso concluímos aqui que; True bypass é sim algo muito sonhado por guitarristas, mas ainda não é popular e fácil de se ver no mercado..   

ORDEM DE PEDAIS


É muito importante e primordial para um guitarrista, se atentar a ordem dos pedais em seu setup. Ao começar a me interessar por este assunto comecei a pesquisar sobre ordem dos pedais, logo peguei o telefone e liguei para um amigo, e perguntei no decorrer da conversa; A ordem dos pedais influencia em alguma coisa? E ele respondeu; Claro que não, esqueceu do dito popular? "A ordem dos fatores não altera o produto", Logo após alguns dias adi quiri meus primeiros quatro pedais, e com isso descobri, que no caso dos pedais analógicos, a ordem altera sim o desfecho. Comecei fazendo esta combinação:





Assim que pluguei minha guitarra, percebi um som muito ruin, logo resolvi desmontar tudo e testar pedal por pedal. fiz assim:

Comparado a como estava, a situação melhorou um pouco, obtive uma distorção bem seca, só isso. Vamos ao segundo erro:



 
Meu primeiro erro, foi por um pedal de ambiência no começo da cadeia, portanto lembre-se, Pedais de reverb e delay, serão sempre colocados por ultimo antes de chegar até a caixa, veja abaixo a maneira correta: 
Bom para muitos, no caso de um bom solo, o problema já esta resolvido, com esta simples combinação, o guitarrista pode ter uma distorção com um saboroso “TEMPERO” que é o delay, Vamos ao próximo pedal:
Por sorte acertei desta vez, e com isso descobri que neste caso, o wah wah, deve ser o primeiro pedal a receber o sinal da guitarra, antes de passar por todo o setup.Vamos ao próximo:
  
Seguindo o mesmo raciocínio, o único lugar a qual achei coerente ligar este chorus, foi exatamente entre meu pedal de saturação e o de ambiência, isso deu certo!

TENHO AI EM BAIXO ALGUNS OUTROS EXEMPLOS, VEJAM:
  
Bem amigos, neste caso o dono destes pedais fez a seguinte ligação:
AMPLIFICADOR----REVERB----DELAY-----CHORUS-------DISTORÇÃO----COMPRESSOR---WAH-WAH---GUITARRA
Podemos observar aqui, a presença de mais dois pedais, reverb e compressor, no caso do reverb, temos uma característica, muito peculiar, o reverb proporciona uma fantástica ambiência no som do instrumento, tendo em vista que é um efeito muito usado em mesas de som e em outros equipamentos, já o compressor, é um efeito de continuidade no som, não é usado por todos guitarristas, mas possui também sua particularidade, lembre-se de ligar o reverb sempre após o wah wah.
 
Temos aqui, mais um exemplo de tudo que ja foi falado neste tópico, espero que tudo o que foi aqui ilustrado tenha grande utilidade para todos que buscam aprender e adiquirir informações sobre pedais analógicos. Espero que divirtam se. Saúde e Paz