É muito importante para um bom guitarrista estar por dentro do que rola no mundo da guitarra, à todo momento surgem novidades no mercado, amplificadores, pedais, guitarras e etc., mas vale ressaltar que devemos ficar de olhos bem abertos antes de adquirir qualquer um deles, precisamos ler muito a respeito deles e pesquisar bastante os preços, e foi pra isso que criei este blog, para ajudá-los tanto nas suas escolhas quanto no seu crescimento musical, espero que gostem, abraço...
Éum prazer muito grande para mim, estar aqui podendo falar um pouquinho sobre a revista guitarplayer, já faz um tempo que sou leitor fiel da revista, no ano de 2006 comprei minha primeira revista e desde então não deixei de adquiri-la todos os meses, e para me fazer mais fã, no ano de 2009 fui premiado pela revista na expomusic, ganhei um belo amp.
A performance não deixa dúvida: Marcinho Eiras é um dos melhores guitarristas do Brasil. Tocar simultaneamente duas guitarras e controlar uma terceira não é para qualquer um. Autodidata, o guitarrista investiu no ouvido sensível e na percepção aguçada para desenvolver seu estilo. No final dos anos 1980, começou a se apresentar no circuito paulista de bares com seu grupo, no qual tocava guitarra e cantava. Embora sentisse estar na direção correta, a incerteza de sucesso comercial interferia na carreira. Foi então que, diante da dúvida, preferiu investir no seu lado instrumental e virtuoso que tanto chamava atenção do público. O reconhecimento não tardou a aparecer e Marcinho Eiras engrenou de vez. Chegou a fazer parte do Rádio Taxi, depois de ganhar o fico ( Festival Internacional do colégio Objetivo) de 1995, no qual um dos jurados era o baterista Gel Fernandes. Recentemente, a boa repercussão de seu trabalho colocou o guitarrista diante de milhões de espectadores, na banda de apoio do programa Domingão do Faustão, da rede Globo.
Marcinho e suas guitarras personalizadas
Em que momento decidiu se dedicar à guitarra virtuose?
Comecei minha carreira tocando e cantando em barzinho, além de compor bastante. Achava que assim era um jeito "normal" de ganhar e vida como músico. Até que me defrontei com a música instrumental e me apaixonei, principalmente pelo virtuosismo. Quando descobri Stanley Jordan, fiquei maluco com sua técnica e comecei a tentar tocar como ele. Mudou a minha vida! Com isso, deixei em segundo plano meu projeto de tocar e cantar. O que te levou a tocar duas guitarras simultaneamente?
O Mello, dono da extinta loja Pai do Rock, trouxe para mim dos EUA um Roland GR. Quando vi que poderia fazer som se sintetizador com o GR, comecei a fazer dois sons diferentes com duas guitarras. Ficava tentando reproduzir o som de piano em uma e o de trompete em outra. Daí surgiu a vontade de desenvolver esse lado virtuoso: pela tecnologia e pela idéia de ter dois sons distintos.
Quais foram os exercícios para aprimorar sua técnica?
Tocar música. Nunca estudei nada. Apenas tocava alguma canção, com começo meio e fim. Até hoje faço isso. Por exemplo, as músicas Luiza, Beatriz e Carinhoso, clássicos que regravei em meu primeiro disco(my project, de 2000) são pontos de referência para qualquer um que toque tapping. Cheguei ao extremo dessa técnica nessas três músicas: arpejo, improviso, chord melody. Há vídeos de Luiza e Beatriz no site You Tube.
Como desenvolveu o tapping?
Tive de inventar o meu jeito, ainda mais na época em que comecei, nos anos 1980. Tentava tocar algo musical, que soasse bem aos ouvidos. Mas sempre colocando a técnica a serviço da música.
Como funciona o desenho das escalas para você?
Só conheço a escala pentatônica porque já precisei aula e tinha que saber. Mas não uso nenhum modelo de escala e tenho meus próprios clichês. Nunca visualizei nenhuma escala nem tirei nada de ninguém.
Marcelo barbosa
Gustavo Martins
Para comemorar os 10 anos de sua Escola de Música, GTR
-Instituto de Guitarra, o guitarrista Marcelo Barbosa reuniu professores e alguns alunos para gravar um CD comemorativo. O disco foi produzido pelo próprio Marcelo Barbosa e revela grandes talentos de Brasília.
Como surgiu a idéia de comemorar com um CD os 10 anos de sua escola?
A idéia é antiga. Sempre desejei produzir um disco que divulgasse o trabalho de professores, alunos e da escola. A comemoração de uma década de existência foi a oportunidade que faltava para executar este projeto e fechar em grande estilo este longo período de trabalho. O CD conta com 13 professores e seis alunos, que foram selecionados através de uma promoção no site. Houve uma grande preocupação com a qualidade, tanto gráfica quanto musical. Estamos empolgados com o resultado.
Como foi o processo de escolha de quem iria participar do disco?
Conheço muito bem o trabalho dos professores, muitos deles foram meus alunos. Na reunião e, que divulguei a idéia do disco, dei um prazo para que os interessados compusessem ou gravassem suas músicas e me entregassem uma prévia. Para minha surpresa, o nível de todas as composições e produções estavam muito alto. Quanto aos alunos, disponibilizamos no site da escola o playback de uma música que seria uma Jam. O aluno gravava o seu solo e nos enviava. Dentre dezenas de inscritos, uma banca composta por cinco professores da escola escolheu seis estudantes para participar da Jam que encerra o álbum.
Como foi a gravação e produção do CD?
O processo foi simples: cada um gravou o seu material dentro de suas próprias condições e entregou a gravação pronta. A maioria das músicas foi mixada por Daniel Felix, que trabalha com o Natiruts, o que fez com o que o CD soasse de maneira homogênea, não havendo grande discrepância entre um faixa e outra. A produção executiva ficou por minha conta e a divulgação e distribuição, com o selo brasiliense GRV. A prensagem do álbum foi custeada pelas empresas que me apóiam, sem elas este projeto não teria sido realizado. Muito obrigado à Tagima, Elixir, Santo Angelo e NIG por estarem sempre ao meu lado.
A faixa Moon And Sun apresenta belos timbres de guitarra e programações.
Foi composta para este CD, tenho um home Studio e gravo a maioria das minhas produções em casa. Não foi diferente nesta balada. Gosto de loops eletrônicos e efeitos e explorei bastante esses recursos. Registrei todos os instrumentos: guitarras, violão, baixo, teclados e programações. Por incrível que pareça, os sons de guitarra vêm do meu POD XT Pro, da Line 6. A diferença é que, antes de o sinal entrar no computador,passei-o por um pré-amp valvulado da Avalon, que deu uma boa esquentada no som. Usei minha guitarra Tagima MB-1 signature.
Qual o significado desse CD para você e para a escola?
É um momento muito especial e um prazer lançar um álbum desse nível ao lado de parceiros e amigos. Além disso, 10 anos é um marco importante para qualquer empresa, e o GTR tem sempre crescido. Depois de ver o disco concluído, tive a idéia de, no futuro, fazer uma segunda coletânea do GTR, mas com guitarristas de todo Brasil, selecionados por concurso, em mais uma forma de fomentar a cena guitarrística e musical brasileira.
Dream Theater - 1987 Instrumental I (The 1987 Recording) 1. Afterlife
2. The Ones Who Help to Set the Sun
3. Ytsejam
4. Cry for Freedom
5. The Killing Hand
6. Resurrection of Ernie
7. Drum Solo
8. Guitar Player Spotlight I DOWNLOAD abaixohttp://rapidshare.com/files/24672447/DT-INST01.zip
2. The One
3. Ytsejamd
4. Cr
yyydddkik
Dream Theater - 1987 Instrumental II (Your Brain On Our Music)
1. YYZ
2. Metropolis Part I
3. Another Won
4. The Farandole (Billy Sheehan)
5. A Change of Seasons
6. Stars
7. Mission Impossible Theme
8. Light Guitar Piece
9. Long Island Sound
10. Guitar Spotlight II DOWNLOAD abaixo
Dream Theater - 1987 Instrumental III (no sleep Since Brooklin)
1. Another Won 2. Cry for Freedom 3. The Gates of Babylon 4. Your Majesty 5. March of the Tyrant 6. Afterlife 7. Two Far 8. The Saurus 9. Your Majesty 10. Viking Outro 11. 7 Mini Guitar Songs 12. A Swell Guitar Piece 13. Anti-Procrastination SongDOWNLOAD abaixo
1. 6:00 2. Caught In A Web 3. Innocence Faded 4. Erotomania 5. Voices 6. The Silent Man 7. The Mirror 8. Lie 9. Lifting Shadows Off A Dream 10. Scarred 11. Space-Dye Vest
1. A Change Of Seasons: 2. The Crimson Sunrise 3. Innocence 4. Carpe Diem 5. The Darkest of Winters 6. Another World 7. The Inevitable Summer 8. The Crimson Sunset Bonus: Live at Ronnie Scott's Jazz Club in London: Funeral For A Friend/Love Lies Bleeding Perfect Strangers The Rover/Achilles Last Stand/The Song Remains The Same The Big Medley
1. New Millennium 2. You Not Me 3. Peruvian Skies 4. Hollow Years 5. Burning My Soul 6. Hell's Kitchen 7. Lines In The Sand 8. Take Away My Pain 9. Just Let Me Breathe 10. Anna Lee 11. Trial Of Tears I - It's Raining II - Deep In Heaven III - The Wasteland
Disc 1: 1. A Change Of Seasons I 2. A Change Of Seasons II 3. Puppies On Acid 4. Just Let Me Breathe 5. Voices 6. Take The Time 7. Keyboard Solo 8. Lines In The Sand 9. Scarred 10. A Change of Seasons IV 11. Ytse Jam 12. Drum Solo Disc 2: 13. Trial Of Tears 14. Hollow Years 15. Take Away My Pain 16. Caught In A Web 17. Lie 18. Peruvian Skies 19. Guitar Solo 20. Pull Me Under 21. Metropolis 22. Learning To Live 23. A Change of Seasons VII
1. Scene One: Regression 2. Scene Two: I. Overture 3. II. Strange Deja Vu 4. Scene Three: I. Through My Words 5. II. Fatal Tragedy 6. Scene Four: Beyond This Life 7. Scene Five: Through Her Eyes 8. Scene Six: Home 9. Scene Seven: I. The Dance Of Eternity 10. II. One Last Time 11. Scene Eight: The Spirit Carries On 12. Scene Nine: Finally Free
http://lix.in/-32b637 Password: http://fullrockprog.blogspot.com/ Dream Theater - 2000 Through Her Eyes (Single)1. Through Her Eyes (Radio Edit) 2. Through Her Eyes (Alternate Album Mix) 3. Home (Live) 4. When Images and Words Unite (Live medley) 1. Pull Me Under 2. Under A Glass Moon 3. A Fortune In Lies 4. Only a Matter of Time 5. Take The Time